terça-feira, 31 de março de 2009

JARDIM JAPONÊS



No jardim japonês, surgido nos templos budistas, cada elemento tem seu significado. Originalmente, as flores não são usadas, pois se transformam constantemente. Os principais elementos são:
•o lago e as carpas: água é vida, daí a importâcia do lago.

a queda d'água: além de oxigenar a água, a cascata significa a continuidade da vida.
.a lanterna: é um elemento que induz à
concentração, ajudando a clarear a mente.
•as pedras das cascatas: o centro do jardim. A pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a da horizontal, a mãe. Dela, brota a água.
•o bambu e os adornos: os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência.
Um espaço livre do estresse, onde é possível sentir a paz, meditar e contemplar o espetáculo proporcionado pela natureza.
O jardim japonês possui um ar espiritual onde reina a harmonia e, quem entra nesta atmosfera tem a nítida impressão de estar num templo de meditação.
Um princípio está ligado a outro, o sentido se faz através do conjunto: assimetria, maturidade, simplicidade, naturalidade, sugestivo, transcendência do convencional e serenidade, estas são as bases que norteiam os projetos dos jardins japoneses, não esquecendo, é claro, do eterno e espírito.
O jardim japonês tem como principal objetivo ressaltar a beleza do ambiente natural, mesmo que isso não signifique a Natureza em sua forma original, inalterada.
No Brasil, nos últimos anos o desejo de montar um jardim japonês na residência tem aumentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário